26 de abril de 2009

O QUE É YOGA


A Yoga é um sistema prático perfeito de auto-conhecimento. A Yoga é uma ciência exata. Seu objetivo é o desenvolvimento harmônico do corpo, da mente e da alma. A Yoga é o afastamento dos sentidos da realidade objetiva e a concentração na mente em si. A Yoga é a vida eterna na alma ou no espírito. A Yoga objetiva o controle da mente e sua modificação. A caminho da Yoga é um caminho interior cujo ponto de partida é o coração. A Yoga é a disciplina da mente, dos sentido e do corpo físico. A Yoga ajuda na coordenação e no controle das forças sutis inerentes ao corpo. A Yoga leva à perfeição, à paz e à felicidade infinita. A Yoga pode ajudá-lo no seu dia-dia e no trabalho. Você sempre terá paz de espírito através da prática da Yoga. Com ela você terá um sono reparador. Você experimentará um aumento de energia, vigor, vitalidade, longevidade e ótimas condições de saúde. A Yoga transforma a natureza animal em natureza divina e o eleva ao cume da glória e do esplendor divinos. A prática da Yoga vai ajudá-lo a controlar as emoções e as paixões dando-lhe forças para resistir às tentações e removendo os elementos perturbadores da mente. Ela o deixará capaz de manter a mente equilibrada e de remover a fadiga. Ela lhe conferirá serenidade, calma e maravilhosa concentração. Você entrará em comunhão com o Senhor e alcançará assim, o summum bonum da existência.
Se você quer conseguir sucesso com a Yoga, você terá que abandonar todos os prazeres mundanos e praticar o Tapas e a Brahmacharya. Você terá que controlar a mente com habilidade e tática. Você terá que usar de métodos inteligentes e sensatos para controlá-la. Se usar a força, as coisas podem ficar mais turbulentas e prejudiciais. Ela não pode ser controlada a força. Ela fugirá ainda mais ao seu controle. Aqueles que tentam controlar a mente pela força são como aqueles que se atrevem a amarrar um elefante furioso com um cordão de seda fina. Um guru ou preceptor é indispensável para a prática da Yoga. O aspirante ao caminho da Yoga deve ser humilde, simples, pacífico, refinado, tolerante, clemente e gentil. Se você apenas tem a curiosidade de obter poderes físicos, você não terá sucesso na Yoga. A Yoga não consiste em sentar-se com as pernas cruzadas por seis horas seguidas ou parar o pulso ou batimentos cardíacos, ou enterrar-se debaixo da terra por uma semana ou um mês. A auto-suficiência, a impertinência, o orgulho, a luxuria, a reputação, a fama, a natureza auto-afirmativa, a obstinação, a idéia de superioridade, os desejos sexuais, as más companias, a preguiça, a gula, o excesso de trabalho, a falação e a mistura excessivas são alguns dos obstáculos no caminho da Yoga. Admita plenamente suas faltas. Quando você se livrar de todos estas más qualidades, o Samadhi ou a união virá por si.
Pratique o Yama ou o Niyama. Sente-se confortavelmente em Padma ou Siddhasana. Segure a respiração. Esqueça os sentidos. Controle os pensamentos. Concentre-se. Medite e atinja o Asmprajnata ou Nirvikalpa Samadhi (união com o Eu Supremo). Que você se ilumine como um brilhante yogi através da pratica da Yoga! Que você goze a glória do Eterno!

Swami Sivananda Saraswati

Share/Bookmark

Nenhum comentário: