23 de maio de 2009

O QUE É REIKI


Reiki é a antiga arte de cura pela imposição das mãos. Redescoberta no Japão, no século XIX, pelo Dr. Mikao Usui, um monge cristão de origem japonesa. A tradição Reiki, porém, já era mencionada em sânscrito pelos antigos sutras da Índia, há mais de 2.500 anos.

Reiki é uma palavra japonesa que significa "Energia da Vida Universal". O espaço que nos envolve. O Universo vive impregnado de energia infinita e inesgotável. É esta energia, primordial e criativa, que nos mantém vivos.

O Reiki constitui, portanto, esta energia de cura natural, que passa a fluir de forma poderosa e concentrada pelas mãos do canal Reiki.

É bem simples se tornar um Reiki. Basta receber as iniciações e a transferência de energia de um Mestre Reiki autorizado. Todo o mundo sente como é fácil "reaprender" a usar esta energia, inclusive as crianças. Como se trata da Energia Divina, ela pertence a todos que estão dispostos a aceitar o "presente das mãos que curam".

Na verdade, todos nascemos com esta Energia de Vida Universal, cujo canal, no entanto, no decorrer da vida, começa a ficar bloqueado.

Rei significa "Energia Universal da Vida"

Ki também é a nossa própria energia vital, que flui através de tudo aquilo que vive.

Ki é conhecido pelos Cristãos como Luz, pelos hindus como Prana, pelos kahunas como Mana e pelos chineses como Chi. É também chamada energia vital, Bioenergia ou de Energia Cósmica. No sistema Usui de Reiki, a energia curativa é conduzida pela imposição das mãos de forma espontânea e descontraída. A imposição é realizada no próprio corpo ou em algum outro ser vivo.

A intensidade da energia transmitida varia de acordo com as necessidades daquele que a recebe. A energia Reiki atravessa toda e qualquer matéria, assim como tecidos, gesso, curativos, metais, etc...

O Terapeuta, servindo como canal, funciona como um transmissor de energia. Nada é retirado de sua energia pessoal. Pelo contrário, ao servir como canal, o Terapeuta também acaba sendo beneficiado e recarregado pela energia cósmica.

Na realidade, quando concedemos Reiki, somos bem mais que um mero canal. Nesta hora, "somos Reiki, somos a energia universal da vida". É o "Deus em nós" que realiza a verdadeira obra. Tanto o doador de energia quanto o receptor experimentam, durante o tratamento, a sensação de auto-cura. Qualquer pessoa que deseja a cura para si ou ofertá-la a outros, pode se tornar um canal de Reiki.

O Reiki não segue qualquer religião ou prática meditativa em particular, porém, fortalece a visão universal daqueles que o praticam.

A técnica do Reiki pode complementar tratamentos médicos como, por exemplo, massagens, acupressura, acupuntura, massagem reflexiva nos pés, quiropática, terapias respiratórias, drenagem linfática, psicoterapias, etc... Funciona bem em todo e qualquer lugar em que se realize com as mãos, já que as "mãos de Reiki" conseguem irradiar em todo lugar e a qualquer momento, enviando sempre energia curativa.

Assim, o Reiki constitui uma grande ajuda para todos os que se dedicam às profissões de cura, como médicos alopatas, médicos naturalistas, enfermeiros, acompanhantes de enfermos, massagistas, enfim, toda e qualquer pessoa que se dedique a curar outras pessoas.

Reiki ajuda a equilibrar o corpo e a mente e atua em todos os níveis: Físico, emocional, mental e espiritual. O Reiki incentiva a auto-cura, fortalece o corpo e o espírito, libera bloqueios, desintoxica, equilibra os chakras (centro de energia), harmoniza o indivíduo e não cessa nunca de fluir, em quantidades ilimitadas. Por meio do uso de Reiki a pessoa se transforma e experimenta um grande crescimento espiritual. Reiki representa a Graça Divina e constitui um presente sem limites.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), através do Decreto "Alma Ata" de 1962, criando a "The Open International University for Complementary Medicine", que estuda a medicina alternativa, reconheceu o Reiki como prática terapêutica alternativa válida.


Fonte: reikiuniversal.org

Share/Bookmark

Nenhum comentário: