18 de julho de 2009

ÁSANAS


ASANA significa postura do corpo. Isto é posição tomada voluntariamente.
Os ASANAS podem ser: passivo, ativos e de equilíbrio. Os ASANAS passivos são usados para as induções, os exercícios respiratórios, e as atividades do Kriyâ – Dhauti, enquanto os ativos e os de equilíbrio são os que integram a parte dos âsanas propriamente ditos.
Os asanas ativos podem ser estáticos ou dinâmicos, conforme realizem um esforço continuado, com imobilidade do corpo, ou vários esforços sucessivos, com movimentações de determinadas zonas corporais. Os asanas ativos estão obrigatoriamente ligados à respiração, e só devem ser feitos com os pulmões cheios ou vazios. Estas suspensões da respiração com pulmões cheios ou vazios, reforçam a ação dos âsanas. Com exceção dos feitos em pé, os asanas ativos devem ser feitos com os olhos serrados.
Os passivos são usados para repouso, meditação e respiração e não são combinados com respiração, mas nada impede o praticante de nelas treinar todas as fases respiratórias. O correto é conservar-se os olhos fechados, em todos os âsanas passivos.
Os Asanas de equilíbrio ou invertidos não exigem respiração combinada.
Podem ser feitos indiferentemente de olhos fechados ou abertos. Praticantes mais treinados poderão, durante esses asanas, fazer respirações especiais.
As posições invertidas fazem com que o sangue flua mais rapidamente para a cabeça, ativando as funções cerebrais e os neurônios.
Asanas invertidos são aqueles em que a cabeça fica abaixo do coração.
Cada praticante deve permanecer no asana enquanto desejar: Como toda postura ativa é sempre acompanhada de respiração, a duração dela depende da resistência de cada um em manter os pulmões cheios ou vazios.
(Hatha-Yoga – A ciência da saúde perfeita – Caio Miranda)

“Ao acessarmos a memória muscular através da terapia corporal, recolhemos informações sensoriais que influenciam profundamente no nosso comportamento. Ao comunicarmo-nos com os músculos, órgãos, coluna, glândulas e sistema nervoso, descondicionamos nosso sistema pscicofísico e programamos nosso estado de espírito.”
Para a prática dos ásanas:
É necessário estar com o estômago vazio, ou em média duas horas após a refeição.
Procure ficar com a mente tranquila e receptiva.
Trabalhe sempre no seu limite, para que as posições não causem dores ou incômodos musculares.
Mentalize-se na posição. Nunca imagine que você não conseguirá permanecer nesta ou naquela posição. Lembre-se que o pensamento positivo é importante para que se possa atingir o objetivo.
Mantenha a respiração sempre lenta e profundo e, se possível, Mantenha seus olhos fechados.
Use roupas confortáveis e que não prendam os movimentos.

BENEFÍCIOS DOS ÁSANAS
Coordena o sistema respiratório com o corpo físico.
Estimula a circulação.
Melhora a qualidade de vida.
Aumenta o trabalho pulmonar. Corrige desvios e combate dores ciáticas.
Desenvolve equilíbrio físico e psíquico.
Relaxa o sistema nervoso.
Fortalece músculos e abdominais.
Aumenta a vitalidade.
Combate a depressão.
Rejuvenesce o corpo e a mente.
Aumenta a autoconfiança e o amor próprio.

Fonte: http://tranquilitasyoga.wordpress.com/significados/significados-asanas


Share/Bookmark

Nenhum comentário: