5 de agosto de 2009

As aplicações das Essências Vibracionais

Mas o que vem a ser uma essência floral? Uma essência floral é a impressão energética da força vital de uma flor, transferida e estabilizada em água pura. Catalisadoras, as essências florais, assim como as outras essências vibracionais, atuam sobre o emocional de quem os usa, através do reequilíbrio e harmonização de seu campo energético, ajudando a reconhecer, resolver e/ou liberar as várias maneiras com que fomos condicionados a perceber o Sua utilização pode dissipar medos, inseguranças, instabilidades emocionais, eliminar crenças negativas, desenvolver habilidades. Elas liberam as qualidades positivas das pessoas desenvolvendo ou devolvendo o interesse pela vida, estimulando a coragem, a alegria.


O ser humano é mais que corpo físico, possui corpos denominados sutis: astral, emocional, espiritual, mental) que são feitos de substância energética, as essências florais, assim como as essências vibracionais atuam, justamente nestes corpos. Segundo Sabina Pettitt o papel das essências vibracionais é "introduzir um padrão de harmonização onde há discordância", atuando nos corpos sutis de cada ser.
As essências florais não têm aroma, perfume ou componente químico da planta. Como foi dito acima, é a impressão da força vital da planta cujas vibrações sutis não são percebidas pelos cinco sentidos. Embora usada desde tempos muito antigos por curadores de diversas, somente nos últimos cinqüenta anos elas se tornaram mais conhecidas no mundo moderno.
Ao utilizar uma essência floral a pessoa entra em sintonia com o padrão energético e das qualidades da flor e as limitações e desarmonias começam a mudar. Não é necessário que se acredite nas essências para que se possa experimentar seus efeitos benéficos. As essências têm sido utilizadas com êxito não apenas por adultos e crianças, mas, também, para animais e plantas.
O modo mais comum de usar as essências florais é tomá-las oralmente, quatro gotas, quatro vezes ao dia. Contudo as experiências mostram, que não é necessário ingeri-las. Elas podem ser utilizadas através de aspersão, de evaporação, ou ainda de muitas outras formas. Cynthia Kemp, da Desert Alchemy (florais do Deserto do Arizona) tem utilizado, com muito sucesso, as essências desta maneira junto a presidiários.
As essências florais são úteis nos mais diversos casos de desequilíbrios emocionais e vibracionais. Atualmente utilizadas em trabalhos com grupos, em empresas, em clínicas, no ambiente familiar, nas escolas.
Nas escolas os florais são úteis para alunos com dificuldade de concentração, de aprendizado, inquietação, rebeldias, ansiedade de provas e exames, dificuldades de socialização.
No ambiente empresarial, por exemplo, sua aplicação é extremamente indicada, afinal as pessoas passam um terço ou mais de seu dia no trabalho, e este ambiente deveria ser agradável e harmônico. Impossível ter um ambiente assim se as pessoas que fazem parte deste ambiente estão intranqüilas, ansiosas, estressadas, têm um chefe tirano ou indeciso, ou um funcionário relapso ou mau-humorado. O ambiente de trabalho é cada vez mais competitivo seja você empregado ou empregador, a cada dia se depara com novos problemas e questões, isto leva ao stress, medo, depressão, angústia.
As essências podem ser usadas nas diversas situações, como por exemplo:
Adolescência Agressividade Apego Falta de autoconfiança Medo
Problemas de relacionamento Problemas sexuais Traumas Baixa auto-estima Depressão
Pânico Envelhecimento Negatividade Pessimismo Ansiedade
Insônia Irritabilidade Ódio Ciúmes Teimosia
Inveja Dificuldades de concentração Stress Indecisão Desânimo
Falta de entusiasmo Sentimentos de Culpa Crítica Tirania Falta de fé
Vícios Solidão Falta de perseverança Rigidez Meditação

As essências também têm sido usadas com grande sucesso em plantas e em animais.
Ao primeiro contato com um repertório de essências cada um de nós pode ter diferentes reações. Mas o mais difícil não é aprender a descrição de cada essência, mas sim aprender e compreender o que cada sentimento e emoção significam para cada pessoa. Diante de determinado fato cada pessoa sente e reage diferentemente. Compreender o que está por trás da solidão ou da tristeza, da angústia é exatamente o que levará ao diagnóstico e à essência corretos. É preciso paciência e perseverança, afinal estaremos lidando com energias, algo sutil.


Como são usadas as essências

Usualmente as essências são usadas em gotas sob a língua, com a dosagem padrão de 04 gotas 04 vezes ao dia. Contudo esta dosagem pode ser ampliada ou alterada de acordo com cada indivíduo e situação. Após mais de 70 anos de pesquisa sabe-se atualmente que quando se necessita acelerar o processo é indicado que se aumente a freqüência e não o número de gotas ingeridas. Esta indicação de 04 gotas, 04 vezes ao dia contudo não é válida para todos os sistemas. O Australian Bush de Ian White, por exemplo, recomenda 07 gotas 02 vezes ao dia. Mas, há ainda outras formas de uso, como em spray, evaporação, massagem, banhos de imersão, dentre outros.
A quantidade de essências em uma fórmula varia de acordo com cada situação. Durante muito tempo acreditou-se que a quantidade máxima de essências deveria ser quatro a seis essências em uma composição. Atualmente este número tem sido mais flexível. Mas, percebe-se que quanto menor o número de essências, mais rapidamente percebe-se seus efeitos.
As essências florais foram reconhecidas e aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1976.
Fonte: http://br.geocities.com/terapiafloral/usos.htm

Share/Bookmark

Nenhum comentário: