8 de agosto de 2009

APRENDENDO A RESPIRAR

Você deve estar pensando: "Oras, mas eu estou respirando, logo sei respirar!" Entretanto a maioria das pessoas não sabe respirar natural e corretamente.
Para aprender a respiração abdominal, é melhor começar deitando-se. Depois a respiração fica mais automática e você conseguirá fazê-la em qualquer posição.
- Então deite-se, flexione os joelhos e apóie as plantas dos pés no solo (ou na cama se estiver fazendo isso em sua cama). Desta forma os joelhos ficam apontando para o teto. Una os joelhos e deixe os pés afastados entre si aproximadamente um palmo e meio.
- Só use travesseiro se tiver algum problema no pescoço (na coluna cervical) caso contrário acomode bem cabeça e puxe levemente o queixo em direção ao peito para esticar a nuca.
- Coloque as mãos sobre o ventre. Os polegares ficam sobre ou na linha do umbigo.
- Agora comece a respirar pela barriga, sentindo que o ventre sobe, quando o ar entra, e desce, quando o ar sai. Você vai acompanhar este movimento através das mãos que estão sobre o ventre.
- Quando inspirar o ventre se dilata e quando expira o ventre se contrai. Você pode dar uma gentil ajuda, encolhendo levemente o ventre *no final* da expiração.
- Preste bastante atenção para não inverter o movimento, isto é, encolher a barriga e inflar o peito quando o ar entra e dilatar a barriga quando o ar sai.
- O peito deve ficar quase imóvel durante esta técnica de respiração.
- Experimente relaxar o peito soltando todo o ar antes de começar a respiração pela barriga e faça seu melhor para mantê-lo parado e relaxado. Para isso, relaxe o peito no final de cada expiração.
Esta é a respiração diafragmática. As crianças novinhas respiram assim naturalmente porque esta é forma correta e natural de se respirar. Com o passar dos anos, ainda na infância, vamos contraindo a região do plexo solar, na boca do estomago, que é nosso centro das emoções.
Contraimos na esperança de não sofrer mais ataques emocionais, entretanto acabamos por nos agredir mais do que pensamos que somos agredidos pelo exterior.
Aprender a respirar pelo diafragma é essencial para restaurar a saúde, o equilíbrio emocional, o bom funcionamento dos órgãos abdominais, livrar-se do estresse, enfim os benefícios são inúmeros. De nada adianta enumerar os vários benefícios, melhor é usufruir deles. Então, mãos à obra, ou melhor, mãos na barriga! (risos)
Claudia Giovani
Fonte: http://www.shanta.biz/respira_abd.html

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