28 de setembro de 2009


Depois que a doença desaparece, todo mundo vira criador. Isso deve ficar bem claro: só as pessoas doentes são destrutivas. As pessoas saudáveis são criativas. A criatividade é um tipo de fragrância da verdadeira saúde. Quando uma pessoa é realmente saudável, a criatividade vem naturalmente, a urgência de criar aparece.
Quando você não compara, quando não compete, quando não é ambicioso, quando não quer ser alguém que não é, acumula muita energia - porque toda essa energia que estava sendo gasta na competição e no  conflito não é mais desperdiçada. Você passa a ser um reservatório. Dessa energia vem a criatividade.
A criatividade não tem nada a ver com competição, ela tem a ver com energia transbordante. William Blake está certo ao dizer: "Energia é a eterna alegria." Quando você transborda de energia, fica incandescente e chamejante de tanta energia, aprópria energia vira criatividade. Você começa a crescer, mas agora esse crescimento tem uma conotação completamente diferente. Ela não tem objetivo algum - tem uma fonte, mas não tem um objetivo. Agora você não está pensando em quem vai ser, não está perseguindo um certo objetivo, um certo plano. Você é como um grande rio que, por meio de sua força impetuosa, chega ao oceano. Nenhum rio está em busca do oceano, mas os rios chegam ao oceano. E nenhum rio compete com os outros, mas todos chegam ao oceano. Os rios chegam ao oceano graças à água transbordante. Essa mesma energia é suficiente para levá-lo ao oceano.
Você pode se tornar um oceano de criatividade se estiver satisfeito. Assim, a criatividade brota em você, cresce em você - não por um ideal, mas só porque você tem mais do que o sufuciente e precisa compartilhá-la. Precisa cantar uma canção, porque o coração está tão repleto e transbordante que você tem que vertê-lo em canções. Não pode conter a energia, por isso o trasbordamento acontece. Esse transbordamento é a criatividade.

Osho, in
Faça o seu coração vibrar

Share/Bookmark

2 comentários:

mundo azul disse...

_______________________________________

Quanta sabedoria nas palavras do Osho!

Gosto dos textos dele... Gostei daqui e vou voltar!


Beijos de luz e o meu carinho...

__________________________________________

Sonia disse...

Osho,Odho,Osho...!Nesse texto você arrasou!
Parabéns,amiga!
Nesse blog só palavras lindas para a parte espiritual,tão esquecida nesse mundo!
Bjssss...