30 de setembro de 2009


Nunca deixe de se maravilhar se quiser que os mistérios se desvendem para você. Os mistérios nunca se desvendam para aqueles que não param de questionar. Aqueles que questionam cedo ou tarde acabam numa biblioteca consultando as escrituras, porque as escrituras estão cheias de respotas. E as respostas são perigosas: elas podem destruir a sua admiração.
Elas são perigosas porque dão a sensação de que você sabe, embora não saiba.  Elas lhe dão a compreensão incorreta de que agora as perguntas estão solucionadas. "Eu sei o que a Bíblia diz, eu sei o que o Alcorão diz, eu sei o que o Gita diz. Eu consegui." Você vira um papagaio: repetirá as coisas, mas não saberá de nada. Não é esse o caminho para o saber - o conhecimento não é o caminho para o saber.
Então, qual é o caminho para o saber? A admiração. Deixe que o seu coração dance maravilhado. Encha-se de admiração: pulse com ela, inspire-a, expire-a. Por que ter tanta pressa para conseguir a resposta? Você não pode deixar que o mistério continue sendo um mistério? Eu sei que é grande a tentação para não deixar que ele continue sendo um mistério, para reduzi-lo a um conhecimento. Por que existe essa tentação? Porque, quando você se encontra repleto de conhecimento, está no controle.
O mistério controlará você, o conhecimento o deixará no controle. O mistério o possuirá. Você não pode posuir o mistério: ele é vasto demais e as suas mãos são muito pequenas. Ele é tão infinito que você não pode possui-lo. Tem que ser possuído por ele -  e esse é o seu medo. Você pode possuir e controlar o conhecimento, ele é tão trivial...

Osho, in
Faça o seu coração vibrar

Share/Bookmark

Um comentário:

Adelia Ester Maame Zimeo disse...

Osho e sua sabedoria, ilumina sempre minha alma. Este texto, aborda muito bem a importância do sentir para nos guiar no trajeto de nossas Vidas. Parabéns por este blog tão maravilhoso! Estará inserido em minha lista. Beijos.