28 de setembro de 2009

Paz interior: antídoto contra o estresse, a preocupação e o medo


Calma é o estado ideal com o qual deveríamos receber todas as experiências da vida. O nervosismo é o oposto da calma, e o seu predomínio, hoje em dia, faz dele algo muito próximo a uma epidemia mundial.
Só aqueles que desfrutam de harmonia em suas almas conhecem a harmonia que permeia toda a natureza. Quem quer que não tenha essa harmonia interior sente, também, sua falta no mundo. A mente caótica vê caos em toda parte. Como pode alguém saber como é a paz se nunca a provou? Aquele que tem paz interior, entretanto, pode permanecer nesse estado até em meio às discórdias que haja no seu interior.
Quando você se preocupa, uma estática passa por seu rádio mental. A canção de Deus é a canção da calma. O nervosismo é a estática; a calma é a voz de Deus falando a você pelo rádio de sua alma.
A calma é o alento da imortalidade de Deus em você.
Tudo o que você faça, dever ser feito em paz. Eis o melhor remédio para o seu corpo, sua mente e sua alma. Eis a maneira mais sublime de viver.
A paz é o altar de Deus, a condição na qual a felicidade existe.
Se você mantiver sua mente na resolução de jamais perder a paz, poderá atingir a divindade. Mantenha uma câmara secreta de silêncio dentro de você, onde não deixará entrar mau humor, provações, lutas ou desarmonias. Afaste todo o ódio, anseio por vingança e desejos. Nessa câmara de paz, Deus o visitará.
Não se pode comparar a paz. Você tem que saber como fabricá-la dentro de você, no silêncio de suas práticas diárias de meditação.
Vamos modelar nossa vida segundo uma estrutura triangular: calma e doçura são os  dois lados; a base é a felicidade. Atue como uma pessoa rápida ou vagarosamente, na solidão ou nas agitadas aglomerações humanas, ela deve centrar-se na paz e no equilíbrio.

Paramahansa Yogananda, in
Onde existe luz

Share/Bookmark

Um comentário:

Marcia S. Zen disse...

Lendo suas últimas postagens Padma, 'fiquei doida' prá comprar esse livro do Yogananda, parece lindo.
bjs e ótima semana.

Marcia