1 de outubro de 2009

4 exercícios para eliminar o estresse


As melhores técnicas para lidar com o estresse são muito simples de aprender e praticar. E devem ser. Afinal, se fossem complicadas, nos deixariam mais estressados, não é mesmo? As técnicas abaixo irão ajudá-lo a controlar o excesso de estresse, a se tornar mais saudável e alegre.
A respiração influencia diretamente o estado do corpo e da mente. Note que quando estamos estressados, a respiração tende a ser mais curta e rápida. Ao contrário, quando estamos relaxados, tende a ser mais longa e demorada, como a respiração de um bebê. Esta é a maneira correta de respirar, que nos deixa relaxados e calmos. Que tal reaprender a respirar assim?
Deite-se de costas no chão, sobre um colchonete ou edredon dobrado, com os olhos fechados e os braços estendidos ao longo do corpo. Inspire lentamento pelo nariz e visualize os seus pulmões se enchendo de ar e expandindo. Quando estiverem cheios, prenda a respiração por um instante e expire devagar, também pelo nariz, esvaziando os pulmões completamente.
Mantenha esta respiração pelo tempo que desejar ou que precisar para ficar bem relaxado.
Esta é uma antiga e eficiente técnica taoísta para o controle do estresse. Uma maneira simples de fazer isso é fechar os olhos e sorrir pensando em algo que costume lhe agradar. Preste atenção na sensação que isso causa em você. Mentalmente, faça esta sensação "viajar" por todo o seu corpo, começando pelo rosto. Depois vá descendo pelo pescoço, pulmões, coração e abdômen. Você pode prosseguir espalhando esta sensação por todo o seu corpo. A técnica é simples e, para quem ainda não tentou, pode parecer até um pouco tola, mas é muito eficiente! Não deixe de experimentá-la. Você será recompensado.

O ato de espreguiçar relaxa os músculos do corpo e gera uma agradável sensação de bem-estar. Já que é tão simples, que tal fazer isso com mais freqüência? Não se deixe ficar imóvel diante da tela do computador por horas a fio. Faça pausas de tempos em tempos para esticar o corpo e respirar profundamente.
Como vê, estes exercícios são simples de aplicar e fáceis de integrar à sua rotina diária. Muitas vezes, ficamos estressados simplesmente porque ficamos tão obstinados com os problemas do dia a dia e esquemos de atos tão simples que podem nos trazer bem-estar.



Quem não conhece pessoas que não apenas são estressadas, mas que parece que "exalam" estresse para todo o ambiente? Quando você menos se dá conta, está infectado com o estresse deles. Se você é o tipo de pessoa que costuma se deixar influenciar pelo estresse alheio, evite essas pessoas. Pelo menos quando se sentir mais suscetível.

Gabriel Meissner
Fonte: http://vidaemharmonia.blogspot.com

Share/Bookmark

Nenhum comentário: