8 de outubro de 2009

Surya Namaskar


Surya Namaskar é uma técnica consagrada, que ocupa lugar especial no repertório do Yoga. Sua facilidade de adaptação e suas múltiplas aplicações fazem dela um dos melhores instrumentos para assegurar uma vida sadia, vigorosa e ativa. Em paralelo, prepara também para o despertar do espírito e o alargamento da consciência. Nos últimos anos muitas pessoas tem abandonado métodos puramente rituais, passando a adotar o Yoga como meio de exploração e melhoramento de sua vida interior. É sabido que para se obter a verdadeira evolução no plano físico, é necessário o emprego de técnicas apropriadas. Contudo, o trepidante ritmo da vida moderna toma mais difícil, mesmo para aquelas pessoas mais determinadas, a prática constante do Yoga. A prática é todavia a questão crucial no que concerne a nossa transformação. O que nos propomos é a apresentar o Surya Namaskar como um sadhana quase completa, a qual integra em sua estrutura os benefícios dos ásanas, do pranayama e das técnicas de meditação.
A vida moderna acentua muito as tensões mentais e as preocupações. De mais a mais notamos que o progresso tecnológico e a automação provocam grande aumento do trabalho sedentário ou semi-sedentário, o que favorece o desenvolvimento de enfermidades físicas e mentais. Na verdade há muito pouca esperança caso não descubramos os remédios adequados.
As práticas do Yoga têm mostrado ser um destes remédios, como antídoto ideal para o stress. Provaram ainda grande eficiência como terapia para distúrbios físicos e mentais. O Surya Namaskar faz parte do conjunto de práticas yogues. Pode se integrar facilmente a nossa rotina diária, de vez que sua pratica não toma mais do que quinze minutos por dia para que sejam obtidos resultados rápidos e benéficos. Se adequa perfeitamente aos indivíduos mais ativos, aos homens de negócios sobrecarregados, às mulheres com obrigações de família, aos estudantes que se preparam param difíceis exames, ou ainda à pessoas de saber que precisam consagrar boa parte de seu tempo livre à reflexão.
Logo que começamos a estudar e executar estes ásanas em associação com o pranayama, a consciência dos chakras e a repetição dos mantras, constatamos que poucos exercícios são tão completos quanto o Surya Namaskar.
Uma vez que durante a prática, o corpo se alonga para a frente e para trás, distende-se, massageia, amolece e estimula a musculatura, bem como os órgãos vitais e as diferentes partes do corpo, podemos comprovar que o Surya Namaskar é muito mais do que uma simples série de exercícios físicos, possuindo a profundidade e a integralidade de uma pratica espiritual.
O Surya Namaskar nos foi transmitida pelos sábios da época védica. Surya significa sol e Namaskara, saudação. Potente símbolo da consciência espiritual, o astro-rei era naquela época objeto de culto quotidiano. Render-lhe graças representava um rito recorrente nas vidas social e religiosa. O objetivo era então de aplacar as forças da natureza que escapavam ao controle humano.Tais rituais foram estabelecidos por seres iluminados que compreendiam seus aspectos benéficos, fossem eles no campo da saúde ou melhoria da criatividade ou ainda da qualidade do convívio social. O Surya Namaskar se compõe de três elementos: a forma, a energia e o ritmo. Suas doze posturas formam a matriz física que permitirá elaborar o arcabouço da prática. Os ásanas ensejam a aquisição de prana, força sutil que anima o corpo físico. Seu encadeamento em uma sequência regular reflete todos os ciclos do Universo, tais como as doze horas do dia, as doze fases do zodíaco ou ainda os bioritmos de nossos próprios corpos.
A superposição rítmica desta forma e desta energia sobre nossa estrutura corpo/mente gera grande poder de transformação e cria os germes para uma vida ativa e completa.Tornando-nos então mais capazes de apreciar melhor as boas coisas do mundo em que vivemos.

Fonte http://anahatayoga.tripod.com

Share/Bookmark

Nenhum comentário: