10 de janeiro de 2010





Astrologia Esotérica



Para que se possa entender o que é Astrologia Esotérica, é necessário definir o conceito "Esotérico". O termo é derivado da palavra grega "esoterikos" que significa "dentro" ou "oculto". Portanto, Esotérico é o que se esconde atrás das aparências externas e aponta para as causas que definem os efeitos e as formas, ou seja, relaciona-se a um mundo mais sutil, o mundo das energias e das forças. 
O estudo Esotérico é uma busca pela realidade, pelas causas, que são a base do universo. Esse estudo tenta desvendar o que se encontra atrás da aparência, revelar a essência da vida que está em todas as formas, desde o átomo até Deus, como afirmava Blavatsky. 
É necessário entender que o ser humano é apenas uma parte, uma ínfima parte de um todo incomensurável que a tudo envolve, e que as energias que o impelem e os sistemas planetários são energias da Vida única, na qual existimos. Portanto, no ser mais profundo, todos os homens são um só. Dessa forma, todos os seres humanos estão ligados entre si por forças misteriosas, porém, cada qual tem sua própria vida e reage individualmente às impressões vindas de fora e difunde sua influência em seu meio e sobre os seres com os quais se relaciona.
A Astrologia Esotérica ocupa-se da vida e das ascendências, irradiações e emanações do Todo, bem como dos efeitos sobre nossa vida planetária, sobre os reinos da Natureza e as civilizações humanas em desenvolvimento, e da nossa evolução individual. 
Para compreendermos melhor a Astrologia Esotérica, é necessário nos lembrarmos que atrás do mundo aparente existe um mundo etérico e espiritual, que, na realidade, é o fato que rege e anima cada manifestação. A Física moderna nos fala desse mundo, quando afirma que o espaço está ocupado por correntes e campos eletromagnéticos, que se encontram em constante movimento e transmitem "informações". 
O organismo vivo reage a padrões energéticos, que definem o comportamento e conduzem a reações químicas. O padrão de reação origina os aspectos individuais de cada um e origina a consciência individual, a personalidade e o caminho do desenvolvimento. 
A astrologia Esotérica ocupa-se das grandes influências, das irradiações que, vindas do espaço cósmico, exercem seus poderes sobre a vida planetária, a natureza, a humanidade e, principalmente, sobre o desenvolvimento espiritual do indivíduo. 
Quando olhamos o homem pela visão da Astrologia Esotérica, o fazemos a partir do desenvolvimento psico-espiritual. Para aqueles que ainda estão totalmente envolvidos consigo mesmos, ela (a Astrologia Esotérica) é totalmente ineficaz. Mas, quando existe um certo grau de orientação espiritual e uma vontade para o aperfeiçoamento, ela é a principal ferramenta para o auto-conhecimento e conscientização de nossas forças. 
A Astrologia Esotérica está muito desenvolvida em alguns países, através dos trabalhos de Louise e Bruno Huber. O casal Huber fundou o API (Astrologisch-Psychologisches Institut) em Adliswil_Suíça. Nesse instituto, coloca-se em prática terapêutica, todo trabalho da Astrologia Esotérica. Não podemos deixar de ressaltar também os trabalhos do italiano Roberto Assagioli, que em 1911 criou a Psicossíntese, que une a Astrologia à Psicologia Esotérica. Através das terapias geradas pelo uso da Astrologia Esotérica, percebemos a sua importância no momento atual da nossa humanidade, em sua busca da totalidade e harmonização.
Toda a conceituação da Astrologia Esotérica é baseada no trabalho de Alice Bailey em "Tratado sobre os Sete Raios", no qual , através dos ensinamentos do mestre Djwhal Khul, obtemos os fundamentos para a verdadeira abordagem da Astrologia Psico-Espiritual. Para finalizar, reproduzo o pronunciamento do Mestre Tibetano Djwhal Khul: 


Astrologia Esotérica e a  Teoria dos 7 Raios
"A Astrologia Esotérica é uma chave para revelação da personalidade e da alma". E, mais do que nunca, no momento em que estamos vivendo, de buscas incessantes de harmonia com o Todo e de autoconhecimento, creio que ela nos poderá realmente abrir as portas ainda cerradas do nosso verdadeiro Eu e não da nossa personalidade aparente. Lembrando que a palavra "personalidade" vem de persona (Máscara), devemos, portanto, tirar as nossas máscaras e deixar a verdadeira face ser observada. 
A leitura do mapa pela Astrologia Esotérica, segue determinadas diretrizes que a caracterizam e que a tornam fascinante. Devemos justapor nosso mapa natal com o mapa esotérico, para alinharmos as energias da nossa personalidade com as energias da alma.
Pelo ponto de vista da Astrologia Esotérica, o Sol é o presente, a Lua o passado e o signo Ascendente indica o futuro. As casas Astrológicas são aqueles aspectos da vida, que indicam as áreas de apego das energias da personalidade. As casas são as moradas da alma, e tem significados peculiares como segue: 
A casa 1- É a expressão da vontade manifestada, qualidades do tipo de raio, a aura, o corpo da alma, atividades da alma.
A casa 2- Armazenamento de energia vital, recursos e valores espirituais, controle das formas, moldagem da matéria como expressão dos valores espirituais.
A casa 3 - Energia da mente, transferência de energia mental, jornada na cruz mutável, passos ao longo do caminho, irmãos e irmãs da alma ou companhia do caminho.
A casa 4 - Karma biológico, herdado da família, relação com o princípio materno, fundação da alma, fixação na encarnação atual, o lar espiritual.
A casa 5 - Realização do Eu Superior, expressão da vontade, amor manifestando-se como vontade de fundir-se, criatividade e atividade que estimulam a vontade.
A casa 6 - Servidores, integração das qualidades da alma, estudantes, pacientes, os que são servidores, serviço ao reino animal, serviço à humanidade.
A casa 7 - O guardião do umbral, companheiro da alma ou colaboradores especiais, caminho de união entre a alma e a personalidade.
A casa 8 - Transmutação dos desejos pessoais em desejos e necessidades do grupo, veículo de renascimento para a consciência da alma, transformação dos recursos pessoais e materiais, transformação das energias densas em sutis. 
A casa 9 - A senda de unificação de todos os sistemas de credo, conhecimento da lei cósmica, síntese de todas as religiões e filosofias, mente superior.
A casa 10 - Propósito Espiritual, os mestres, oportunidade para o progresso, campo de serviço exteriorizado.
A casa 11 - Membros do seu grupo, visões e aspirações, seu grupo, o novo grupo de servidores, serviço através da comunicação.
A casa 12 - Karma passado não redimido, forças negras da ignorância, sujeito a personalidade, acesso às experiências coletivas, ressurreição em serviço. 
Além do enfoque das mansões da alma (casa), leva-se também em consideração os regentes planetários dos signos no nível da personalidade, da alma e dos raios. Podemos, também, utilizar a interpretação pela Astrologia Esotérica como forma de diagnóstico de problemas físicos ou psíquicos, pois os raios têm analogia com os chakras, glândulas endócrinas, órgãos físicos e planetas. A base da Astrologia Esotérica encontra-se na Teoria dos 7 raios. 
Marilda Bourbon
Fonte: http://www.marildabourbon.com.br/esoteris.html 


Share/Bookmark

Um comentário:

Chris disse...

Interessante o teu post, precisamente no momento em que estou a fazer um trabalho sobre a astrologia esotérica e o "Tratado da Magia Branca", de A.Bailey.
Que tenhas um ano 2010 cheio de Luz, o meu começou bem...
Um beijo
Chris