16 de maio de 2010



Meditação SO – HAM

Esta é uma meditação para equilibrar o seu todo.
Sabe-se que o "ego" é o grande inimigo do relaxamento do ser humano e para alcançar tal estado, é necessário, encontrar o divino interior.
Assim a meditação SO-HAM, é uma excelente e potente ferramenta, para diminuir o ego e encontrar o divino, atingindo assim, o equilíbrio, emocional, físico, mental e espiritual.
"SO" , significa o divino, a pureza, a essência, a luz, Brahma.
"HAM" significa o ego, ahamkara, o sentido da diferenciação e separação.
Precisamos nos unir, encontrar a união, de nossos corpos, do denso ao sutil.
Este é o ponto desejado por todos.
Isto é possível!
Para isso, podemos associar a nossa vida, uma prática simples, por 15 minutos diários, em momentos que você possa sentir-se em tranqüilidade e quietude para proceder esta meditação.
Sente-se confortavelmente, utilizando roupas que não estejam apertando e incomodando seu corpo, de preferência, material não sintético.
Tente colocar-se com a coluna ereta e inicialmente, ao encontrar a posição confortável, inspire e expire, profundamente, eliminando todo o ar e sentindo relaxar todo o seu corpo.
Observe sua respiração, o ar que entra e o ar que sai de seus pulmões.
Observe sua respiração, permita-se a este momento, de sentir sua vida pulsando em todo o seu ser, através da respiração.
Enquanto observa o ar que entra e sai de seus pulmões, mentalize sequencialmente as seguintes sílabas, da seguinte forma:
- Ao inspirar, mentalize SO - "o divino"
- Ao expira, mentalize HAM - "o ego"
Sequencialmente durante 15 minutos, assim, um outro sentido, será encontrado em todo o seu ser.
Continuamente, inspire e expire, mentalizando SO ao inspira, e HAM ao expirar. Esteja consciente. Continuamente consciente, e observe seu corpo, sua emoção, sua energia e seus pensamentos.
Não julgue seus pensamentos, não reprima, relaxe e apenas observe.
Assim, seja um observador, observador do seu todo.
Encontre-se em um único ponto. O ponto da união.
Assim, esteja inteiro, esteja uno, esteja em harmonia, esteja em paz.
Após 15 minutos, respire normalmente e gentilmente, vá saindo deste estado de plenitude sem esforço, sem pressa. Aos poucos, vá observando como será este retorno, apenas observe, não julgue e esteja ainda relaxado.
Tome então uma respiração profunda, inspire e expire, e então saia do estado de meditação. Mas lembre-se, meditação é um estado que pode fazer parte de sua vida sempre. Trabalhando, caminhando, nadando, massageando, seja qual for a atividade que esteja desempenhando, encontre um foco e medite. Isto ajudará a mudar o foco da plenitude interna, a plenitude de você, a plenitude de seu ser, isto te levará ao estado de união suprema.
Fonte: http://www.ibrata.com.br 

Share/Bookmark

Um comentário:

EVELIZE SALGADO disse...

Esta meditação é fantástica! Ótima para o exercício do desapego!
Namastê!