8 de maio de 2010



O Caminho Secreto

A natureza, a soberania pertence às forças silenciosas. A lua não faz o menor ruído e não obstante, arrasta milhões de toneladas de água do mar no vaivém obediente ao seu comando. Não ouvimos o sol levantar-se, nem as estrelas ocultarem-se. Assim, a aurora da nova vida surge silenciosamente no homem, sem que nada a anuncie ao mundo. Só na quietude pode o conhecimento do Eu Superior manifestar-se. Somente em profundo silêncio interior podemos ouvir a voz da Alma. Os argumentos ocultam-na e o excesso de palavras ensurdece-a e abafa-a.
***********************
A palavra "DEUS" não terá sentido para mim, antes de conseguir pôr-me em contacto com o Absoluto dentro de mim mesmo e só então poderei incluí-la no meu vocabulário. O cérebro responde com palavras estéreis, enquanto a resposta do Espírito é a vivência maravilhosa da iluminação interior.
*****************************
O recinto da consciência está no âmago mais íntimo de nós mesmos; cada um possui uma porta secreta que se abre para a Luz, mas se não quiser fazer o esforço para abri-la condena-se a si próprio a permanecer nas trevas.
***********************
Os cinco sentidos prendem-nos ao mundo material como se fossem de goma e querem um contacto físico constante em forma de objetos, pessoas, livros, divertimentos, viagens, e toda a espécie de atividades.
*****************************
Dominar a mente é dominar a si próprio. A Alma que controla a maré sempre ativa dos pensamentos, pode vestir a farda de capitão e dar ordens à Natureza toda. Eis o que se chama o poder de concentração - a força que faz dos homens VERDADEIROS SENHORES DO PENSAMENTO. Se nos sentimos incapazes de nos concentrar, então um pouco de prática diária nos dará a capacidade que nos falta. Os que procuram meditar, nem que seja por meia hora, com o tempo dominarão a corrente tumultuosa dos seus pensamentos vadios.
***********************
A decidida determinação da vontade iluminada de abrir o seu caminho através da sólida montanha de pensamentos e tendências do passado que o homem levantou ao seu redor, receberá um dia a justa recompensa. Ao sair por fim do outro lado, verá a Luz e a Paz que ultrapassam a compreensão (intelectual) humana.
*****************************
O nosso verdadeiro ser está sempre ali, mas a pressão dos nossos pensamentos e a atenção contínua que prestamos às coisas exteriores através dos sentidos abafam a suave presença do Eu.
***********************
Os intelectuais orgulhosos sentam-se nos seus débeis pedestais e esperam ser adorados, quando existe o tempo todo uma divindade habitando nas profundezas do seu coração, que é a única digna de adorações.
*****************************
As grandes minas de diamantes de De Beer, na África do sul, foram descobertas por uma criança ao arrancar um pedaço de cristal negro do muro de uma velha fazenda holandesa, diante do qual, por tantos anos repassara tanta gente completamente alheia ao tesouro nos seus calcanhares!
Paul Brunton

Share/Bookmark

2 comentários:

Selena disse...

Belas frases!

Postei esta no blog com seus devidos créditos e com o link no blog!

"A decidida determinação da vontade iluminada de abrir o seu caminho através da sólida montanha de pensamentos e tendências do passado que o homem levantou ao seu redor, receberá um dia a justa recompensa. Ao sair por fim do outro lado, verá a Luz e a Paz que ultrapassam a compreensão (intelectual) humana. "

Namastê

Lilah disse...

Adorei os dizeres do lado direito... Nossos queridos Mestres, sem preconceito, sem religião, sem dogmas...Apenas a Verdade!!!

Estou lendo este livro no exato momento....
Que a luz das estrelas iluminem nossos caminhos cósmicos.