11 de maio de 2010



O OBJETIVO É SER MAIS HUMANO


O caminho que não depende das leis da evolução, do saber e do poder acumulados nem do domínio estabelecido. Exige Paixão, Sentido e Ação, ou melhor, Compaixão, Sentido-Compartilhado,  Ação-Comum.
Estes são os três elementos necessários para que uma experiência concreta, feita por um conjunto de pessoas, possa criar as condições para a manifestação da convida. Em palavras: para que esta experiência seja um "lugar" de Fraternidade.
Então a "fórmula" - se houvesse uma fórmula - seria a seguinte: paixão coletiva capaz de impulsionar e sentido compartilhado capaz de orientar a ação de várias pessoas para a antecipação do objetivo.
Não importa tanto a forma desse objetivo. Não existe uma receita, um modelo de utopia que possa ser reproduzido. Se a tentativa de antecipar o objetivo, ou de viver com ele, apresentar os três elementos acima, o resultado objetivo da experiência será sempre o de tornar, aquela humana, em algo ainda mais humano.
Independentemente das diversas formas culturais, sociais e políticas, que as pessoas envolvidas na experiência emprestarem subjetivamente para cada uma dessas pessoas, o objetivo será sempre o mesmo: ser humanos.
Nada existe de mais forte, de mais "poderoso", para a construção do novo mundo. Esse é o único "prodígio" que se espera dos magos sonhadores da "Nova Era": que eles consigam transformar uma comunidade humana, não em algo supra-humano, mas em algo ainda mais humano.
Augusto de Franco  

Share/Bookmark

Um comentário:

Carmem L Vilanova disse...

Amiga,
É tão difícil ser um ser humano de verdade... um ser que mereça ser considerado assim HUMANO.
Lindo texto!
Beijos, flores e muitos sorrisos!