15 de junho de 2010

PENSAMENTOS DE RAMAKRISHNA



DEUS
Deus mora em todos, mas você só deve se tornar íntimo das pessoas boas; deve manter-se afastado daquelas de mente perversa. Deus está até mesmo num tigre, mas ninguém vai abraçar o tigre por causa disso.

MENTE E YOGA
A não ser que a mente se torne estável, não pode haver yoga. É o vento do mundanismo que sempre perturba a mente, semelhante à chama de uma vela. Quando a chama está imóvel, diz-se que uma pessoa atingiu yoga.

CAMINHOS
Há inúmeras opiniões e inúmeros caminhos que conduzem a Deus.

DESAPEGO
Viva no mundo como a empregada da casa de um homem rico. Ela executa todas as obrigações domésticas, educa o filho de seu patrão, refere-se a ele como “meu filho”, mas no fundo do coração, sabe muito bem que nem a casa, nem a criança lhe pertencem. Ela cumpre todos os deveres, mas mesmo assim, a mente mora em sua terra natal. Do mesmo modo, faça os deveres mundanos, mas fixe a mente em Deus e saiba que a casa, família e filho não lhe pertencem: são de Deus. Você é apenas Seu servo.

NOMES DE DEUS
Não é bom crer que só a sua religião é boa e que as outras são falsas. Deus é apenas um e não dois. Pessoas diferentes chamam-n’O por diferentes nomes: alguns Alá, outros Deus e outros, Krishna, Shiva e Brahman. É como a água de um lago. Alguns bebem num lugar e chamam-na “jal”, outros em outro lugar chamam-na “pani” e ainda, outros, num terceiro lugar, chamando-a “água”. Os indianos falam “jal”, os cristãos “água” e os muçulmanos, “pani”, mas a água é uma e a mesma. As opiniões são somente caminhos. Cada religião é apenas um caminho que conduz a Deus, como os rios que vêm de direções diferentes e por fim, tornam-se unos no único oceano.
Deus é conhecido sob diversos nomes: Jeová, Alá, Brahma, etc… A mesma água que o hindu chama “jal”, o maometano chama “pani”. Os ignorantes brigam pelo nome e pela forma, o sábio percebe a realidade. A suprema inteligência aparece em todas as formas, e não possui forma própria.”
À mesma água o hindu chama –‘jal’, o maometano ‘pani’ e o inglês ‘water’. Assim, o mesmo Deus pode ser invocado como Alá, Hari e Brahman.

MENTE
Tudo é questão de mente.
Escravidão e liberação estão somente na mente.

Ramakrishna

Share/Bookmark

Um comentário:

vitória disse...

Coisas q a gente sabe mas é preciso interiorizar.Valeu!
Namaste..