27 de junho de 2010

TAGORE



Compreendemos mal o mundo e depois dizemos que ele nos decepciona. 
Como o mar, ao redor da ilha solitária da vida, a morte canta noite e dia sua canção sem-fim.
Um  livro  aberto  é  um  cérebro que   fala;   fechado,  um  amigo que   espera; esquecido, uma alma que perdoa; e destruído, um coração que chora.
Deixe a noite perdoar os enganos do dia e assim conseguirá paz para vocêmesmo. 
Não existe mais do que uma história: a história do homem. Todas as histórias nacionais não são mais do que capítulos de uma maior.
A borboleta conta momentos e não meses, e tem tempo de sobra.
A verdadeira amizade á como a fosforescência; resplandece melhor quando tudo está obscurecido.
Onde o espírito não teme, a fronte não se curva. 
Acho graça quando ouço dizer que os peixes dentro d'água estão com sede.
Você vaga inquieto, de floresta em floresta, enquanto a realidade está dentro da sua morada. A verdade está aqui! Vá aonde quiser, Benzeras ou Mathura, até que você tenha encontrado Deus em sua alma, todo o mundo lhe pareceráinexpressivo. 
Cada criatura, ao nascer, nos traz a mensagem de que Deus, apesar de tudo, não perde a esperança nos homens. 
Há triunfos que só se obtêm pelo preço da alma; mas a alma é mais preciosa do que qualquer triunfo.
Quando eu estiver contigo, no fim do dia, poderás ver as minhas cicatrizes, e, então, saberás que eu também me feri, mas me curei.
Aos que me são queridos,  deixo as coisas pequenas.  As grandes são paratodos.
O homem é pior que a fera, quando nele domina a fera.
Não podes ver o que és. O que vês é a tua sombra.
Se fechares a porta a todos os erros, a verdade ficará lá fora. 
A fé engana os homens, mas dá a eles um brilho no olhar. 
Quanto  maiores   somos   em  humildade,   tanto  mais   próximos   estamos   da grandeza.
O eco zomba de sua origem para provar sua originalidade.
Dormia...  Dormia   e   sonhava   que   a   vida   não   era  mais   do   que   alegria. Despertei e vi que a vida não era mais do que servir... E o servir era alegria. 
O meu poema é a resposta da minha alma ao apelo do Universo. 
O prazer é tão pouco consistente como a gota do orvalho: brilha e morre. 
— Perdi minha gotinha de orvalho! — diz a flor ao céu do amanhecer, que perdeu todas suas estrelas.
Nem por crescer em poder chegará o falso a ser verdadeiro. 
É fácil falar claramente quando não se vai dizer toda a verdade. 
Para os homens, aceitar é dar; para as mulheres, dar é receber. 
O homem, em sua essência, não deve ser escravo nem de si mesmo nem dos outros...
O trabalho só nos cansa se não nos dedicarmos a ele com alegria.
Se de noite chorares pelo Sol não verás as estrelas.
Levo dentro de mim mesmo um peso angustiante: o peso das riquezas que não partilhei com os demais.
O maior vai de boa mente com o mais pequeno. O medíocre vai sozinho.
O poder infinito de Deus não está na tempestade, mas na brisa.
Aquele que se ocupa demais em fazer o bem não tem tempo de ser bom.
Os homens são cruéis, mas o Homem é bom.
Deixa a cantilena, o cântico e a recitação de contas de rosário! A quem veneras  neste   recanto  solitário e escuro de um  templo de portas fechadas?

Abre teus olhos e vê que teu Deus não está diante de ti!
Ele está onde o agricultor está lavrando o chão duro e onde o pedreiro está rachando pedras.
Ele está com eles no sol e na chuva, e Sua roupa está coberta de poeira.
Remove teu manto sagrado e, como Ele, desce para o chão empoeirado!
Libertação? Onde se encontra esta libertação?
Nosso Mestre assumiu pessoalmente com alegria os vínculos da criação;
Ele está vinculado a nós para sempre.
Sai de tuas meditações e deixa de lado tuas flores e o incenso!
Que mal há se tuas roupas ficarem gastas e manchadas?
Encontra-O e fica com Ele na faina e no suor de tua face.

A inteligência aguda e sem grandeza tudo fura e nada move. 
A pátria não é a Terra. No entanto, os homens que a Terra nutre são a pátria. 
A Terra é insultada e oferece suas flores como resposta.
O homem que precisa mendigar amor é o mais mísero de todos os mendigos.
Que  eu  reze,  não para  ser  preservado dos  perigos,  mas,  para  olhá-los  defrente.
O amor é o significado final  de  tudo o que nos rodeia.  Não é um simples sentimento; é a verdade, é a alegria que está na origem de toda a criação.
O benfeitor bate na porta, mas aquele que ama a encontra aberta.
Quando me ordenas cantar,  parece que o meu coração vai se arrebentar de orgulho. Então, contemplo a tua face e as lágrimas me vêm aos olhos. 
A poesia é o eco da melodia do Universo no Coração dos seres humanos.
Embriagado pela   alegria  de   cantar,   esqueço de  mim mesmo  e  Te   chamo amigo – Tu que és o meu Senhor.
Em nome da liberdade exterior, é tão fácil esmagar a liberdade interior.
Se não tens apetite, não culpes o teu alimento.
Não é tarefa fácil dirigir os homens; empurrá-los, por sua vez, é muito fácil.
O bosque seria muito triste somente com os cantos dos pássaros que cantam
bem.
Levo em meu mundo que floresce todos os mundos que fracassaram. O homem adentra na multidão para sufocar o grito de seu próprio silêncio. 
O   silêncio   saberá   proteger-te   a   voz,   como   o   ninho   protege   as   aves
adormecidas. 
Formosura procura encontrar-te no amor, não na adulação do espelho. 

Share/Bookmark

Um comentário:

Eliana Pessoa disse...

Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza.
LINDO GOSTEI MUITO DESSE POST!