3 de julho de 2010

COMO LIDAR COM A NEGATIVIDADE



(...) E sobre a negatividade dos outras pessoas? Eu sei que se eu sou afetado pela negatividade de outras pessoas então eu vou estar mergulhado no ciclo de ações, reações e respostas sobre as quais não tenho controle. Mas se eu vê-los, ouvi-los, respeitá-los como seres humanos e compreender o seu ponto de vista, eu não vou me deixar ser movido a partir de minha posição de estabilidade interior. Se eu posso ter certeza de que eu continuo o meu próprio mestre, a sua negatividade irá fluir sobre mim e acima de mim e não me influencia. Pergunto-me o que é que eu quero e então me movo na direção de alcançar esse objetivo e posso desenvolver a arte do desapego, sendo amigo e ainda não permitindo que eles me toquem. Posso recorrer a uma outra analogia aqui: acho que a imagem de uma flor de lótus. Pode ser encontrada na água suja, estagnada, mas a Lótus tem uma substância cerosa sobre suas pétalas e nada pode tocar a superfície, a sujeira só rola. Eu posso criar uma camada de proteção para a minha pureza e estabilidade internas não continuem a ser afetadas por influências externas. Só assim posso ser verdadeiro eu mesmo. Caso contrário, eu me tornei uma marionete das circunstâncias e situações que outros criaram e eu já não sou um mestre de meus próprios sentimentos e destino. Aprendo a ter essa proteção através da experiência de desprendimento e a consciência de Deus e isto trará um dossel de bênçãos que influenciam a mim e aos outros ao meu redor.
Existe um ser humano, criando uma sombra sobre você? Às vezes, encontro-me em uma situação em que estou reagindo contra alguém e então se torna cada vez mais difícil e irritante para gerenciar esse indivíduo. Eu estou criando um enorme fardo para mim o que tornará mais difícil viver comigo mesmo. Se eu quiser criar uma ambiente de paz e amor em torno de mim, a minha resposta da negatividade para qualquer um torna-se extremamente desconfortável para mim.
Devo tentar não permitir que esse acúmulo de negatividade aconteça. Se já aconteceu, deixe-me analisar todo o processo e vou ver que é uma forma sutil de ego, porque eu acho que a maneira que eu agradeço as coisas que eu faço e minha compreensão está correta e que a outra pessoa é errada. Então, eu estou constantemente a criticar, isto significa um acúmulo dessa negatividade. Aprenda humildade e respeito, reconhecendo o valor do indivíduo e reconhecendo a bondade dele.
Todo mundo tem um valor enorme, eu apenas tenho que ter a visão correta para poder vê-lo. Quando eu começo a  apreciar o seu valor, vou perceber que a negatividade é minha. Sim, eles fazem as coisas de uma maneira diferente de mim, mas tem que haver variedade então me deixe apreciar. Eu não posso mudá-los ou ter controle sobre eles, o que posso fazer é mudar minha atitude e minhas respostas. Se eu continuar a ter a visão de amor e respeito por eles eu sei que por isso, há uma possibilidade muito boa que pode influenciá-los e ajudá-los no seu processo de mudança. Se eu reagir contra eles eu vou não ser capaz de influenciá-los no futuro, porque minhas reações terão criaram uma barreira entre nós, tornando a comunicação muito difícil. Se eu mudar minha atitude de um verdadeiro caminho, não da diplomacia ou cortesia artificial, mas vendo o seu divino, eterno estado original, em seguida, com respeito genuíno um bom nível de comunicação surgirá e, talvez, no momento certo, podemos conversar sobre as coisas e a mudança pode ocorrer. Mas não devo permitir que este acúmulo de negatividade possa destruir a comunicação com eles, caso contrário paredes foram construídas, que será difícil de classificar mais tarde.
(...) Chegando à consciência desta experiência de minha própria imortalidade, do "eu" da alma, eu sou capaz de mudar a minha visão completamente. Sei que essa consciência de ser filho de Deus, eu tenho dentro de mim a capacidade de pureza, paz e amor. Como este estágio cresce a influência desta dura mais a cada dia. Como eu desenvolvo essa consciência de respeito e auto-estima e eu sair do ciclo de negatividade que me puxou para baixo, eu certifico-me de minha visão, palavras e ações mostram este amor. É expresso em valor e respeito pelos outros e com eles eu recebo a mesma resposta de volta.
Jayanti Sister - BK   
Fonte: http://www.bkwsu.org/interactive/articles/detail.html?itemid=0aa15dce-0a83-4230-9321-7dcb9d8b7add

Share/Bookmark

6 comentários:

serpai disse...

Hola,

tienes mucha razón... es verdad.

Saludos,

Sergio

Eliana Pessoa disse...

EU Ñ SEI LIDAR MUITO BEM COM A NEGATIVIDADE,ACHO MUITO TRISTE !

Maria José disse...

As mensagens positivas, enviadas ou recebidas, fazem bem a todos, pois irradiam luz, calor e muita vida! Permitamos que elas encontrem ressonância no íntimo de nosso ser e nos comuniquem o maior dom que existe: a fé! Excelente texto. Beijos.

Vida*** disse...

Vibrar energias Positivas!! Deixando que elas se irradiem em:Paz e Luz por onde caminharmos.Namastê.

Patrícia Melo disse...

A melhor maneira de neutralizar pessoas negativas é não sentir raiva, basta pedir muita luz a elas, com certeza é disto que precisam. O calor do amor derrete o mais frio dos corações. Beijos, namastê!

Carmem L Vilanova disse...

Linda amiga!
Nao deixar-se influenciar eh sempre muito dificil, mas eh preciso tentar sempre... e nao desistir!
Beijos, flores e muitos sorrisos!