1 de agosto de 2010

SERENIDADE DA ALMA



Não examinar o que se passa na alma dos outros dificilmente fará o infortúnio de alguém; mas os que não seguem com atenção os movimentos das suas próprias almas são fatalmente desditosos.
(...) Ser semelhante ao promontório contra o qual vêm quebrar as vagas e que permanece firme enquanto, à sua volta, espumeja o furor das ondas.
- Que desgraça ter-me acontecido isto!
Não, não é assim que se deve falar, mas desta maneira:
- Que felicidade, apesar do que me aconteceu, eu não me mortificar, não me deixar abater pelo presente nem me assustar pelo futuro!
Na verdade, coisa idêntica poderia suceder a toda a gente, mas bem poucos a suportariam sem se mortificarem. Por que razão considerar este acontecimento infortunado e aquele outro feliz?
Em resumo, chamas de infortúnio para o ser humano aquilo que não é um obstáculo à sua natureza? E consideras um obstáculo à natureza do ser humano aquilo que não vai contra a vontade da sua natureza? Que queres, então? Conheces bem essa vontade; aquilo que te sucede impede-te, por acaso, de ser justo, magnânimo, sóbrio, refletido, prudente, sincero, modesto, livre, e de possuir as outras virtudes cuja posse assegura à natureza do ser humano a felicidade que lhe é própria? Não te esqueças, doravante, contra tudo aquilo que te possa trazer aflição, de recorrer a este princípio: «Acontecer-me isso não é uma desgraça; suportá-lo corajosamente é uma felicidade.»
Marco Aurélio, in
Pensamentos e Reflexões

Share/Bookmark

5 comentários:

Selena disse...

Saudações Patrícia!

Diz o ditado popular: "há males que vem para o bem"!

EU DISCORDO!!!

TODOS OS MALES, POR PIOR QUE SEJAM, SÃO PARA O BEM!

Beijo de luz, excelente semana!

\o/

Patrícia Melo disse...

É exatamente isto a que se refere o texto, da maneira pela qual enfrentamos as dificuldades. Elas nos impelem a crescer, amadurecer e nos torna mais humanos.
Namastê!

Jorge disse...

Patricia,

mudar a forma de pensar é muito importante, mas precisa-se mudar antes a forma de sentir.

Amiga luz, tenha uma excelente semana!!!

Carmem L Vilanova disse...

Amiga...
Sempre a trazer-nos textos para excelentes reflexoes e isso e' uma bencao para nossa alma e coracao...
Obrigada querida!
Beijos, flores e muitos sorrisos!

Kátia disse...

Transformar a experiencia,ver sob um outro angulo.Aquilo que aparentemente é ruim pode nos dar uma nova oportunidade.Como o Jorge disse,é preciso mudar a forma de sentir. É um exercicio diario.
Boa semana!