3 de outubro de 2010

RELAXAMENTO MENTAL



Relaxamento Mental significa descanso mental completo. Podemos alcançar isto praticando à vontade antes de ir dormir. Relaxe o corpo e pense nas coisas que costumam te dar sonolência pouco antes de adormecer e tente reproduzir esse estado. Use a imaginação, não a vontade, para fazer isto. A maioria das pessoas não relaxa mesmo quando eles dormem. Suas mentes ficam inquietas, por isso eles sonham. Portanto, o relaxamento mental consciente é melhor do que o subproduto do relaxamento físico passivo, ou o relaxamento do sono. Em um relaxamento mental consciente podemos, ao invés de sonhar ou permanecer num sonho distante, selecionar a imagem que conservaremos na tela mental, assim como num sonho.
Não importa quão ocupados somos, não nos devemos esquecer de agora em diante, que devemos libertar as nossas mentes de todas as preocupações e deveres. Eles devem simplesmente ser expulsos da mente. Não existe um modelo pronto, ele foi criado por nós. Não devemos nos permitir sermos torturados por isso. Quando formos assaltados por um estado mental opressivo,  aflição ou preocupação deveríamos nos esforçar para relaxar. Se puder fazer isto, perceberá que, ao acordar, a tensão mental foi relaxada e que a preocupação seu controle. Temos de lembra que mesmo que morrêssemos, a terra continuaria em sua órbita e os negócios continuariam sendo desenvolvidos como de costume. Então, para que se preocupar? Quando nós levamos a vida muito a sério, a morte vem para zombar de nós e lembrar-nos da brevidade da vida material e de suas funções.
Relaxamento mental consiste na habilidade de libertar, por meio da vontade, a atenção das preocupações sobre as dificuldades passadas ou presentes, como os pensamentos constantes sobre as obrigações, os medos de acidentes e outros que assombram, desde a cobiça e paixões até os pensamentos maus ou perturbadores e similares a estes. A maestria no relaxamento mental, vem com a prática fiel em libertar a mente, por meio da vontade, de todos os pensamentos inquietos, mantendo a atenção na tranqüilidade por meio da meditação.
Assim, o devoto que aspire por desenvolver-se, de maneira uniforme e constante, na espiritualidade, deve sempre acalmar a mente com a prática da concentração, deve manter a respiração calma por meio de uma respiração adequada no decorrer dos exercícios, deve conservar a energia vital pelo autocontrole, deve evitar tentações ao conviver apenas com boas companhias, e deve manter o corpo quieto e não em perpétuo movimento e agitação.
Todos precisam abandonar suas preocupações e entrar em absoluto silêncio todas as manhãs e todas as noites. Em determinados períodos, você deve primeiramente tentar permanecer sem pensamentos negativos durante um minuto por vez, fixando a mente na paz interior, especialmente se estiver preocupado. Em seguida, tente permanecer com a mente calma por vários minutos. De outro modo, pense em alguma circunstância feliz, visualize-a e demore-se sobre ela; mentalmente relembre algumas experiências agradáveis e foque a sua atenção nela até que você tenha esquecido inteiramente a sua preocupação.
Assim como existem graus de relaxamento físico, também há graus de relaxamento mental e metafísico. O termo "metafísico" é usado para indicar-lhe os Estados que vão além da esfera física e mental.
Relaxamento metafísico ou super-relaxamento consiste em libertar a consciência humana inteiramente a partir de sua identificação com o corpo físico, dinheiro, posses, nome, fama, família, País e a raça humana e seus hábitos. Relaxamento Metafísico significa libertar sua atenção por intermédio de um grau de consciência subconsciente, superconsciente ou de consciência Crística, condição sentida após a meditação, e na identificação completa de seu eu com a Consciência Cósmica.
O relaxamento metafísico consiste em libertar a consciência da ilusão da dualidade, fazendo a mente repousar e mantendo-a verdadeiramente identificada com a natureza real: unidade com o Espírito. O homem se encontra hipnotizado ao pensar que ele é um ser humano, quando na realidade ele é Um com Deus.
Yogananda
http://yogaestudoscomplementares.blogspot.com 


Share/Bookmark

Um comentário:

LUCONI disse...

Excelente artigo, eu realmente preciso conseguir relaxar, sou elétrica, sei que é difícil mas não impossível, beijos Luconi