5 de dezembro de 2010

A CONFIANÇA É A MAIOR INTELIGÊNCIA



Porque as pessoas não confiam? Porque elas não confiam na inteligência que possuem. Elas tem medo, tem medo de serem enganadas. Elas têm medo; é por isso que duvidam. A dúvida vem do medo. A dúvida vem de um tipo de insegurança com relação à própria inteligência. Você não é tão seguro que possa confiar e meter-se a ter confiança. 
A confiança precisa de: grande inteligência, coragem e integridade.
E preciso de uma grande coragem para ter confiança. Se não tem inteligência suficiente, você se protegerá por meio das dúvidas.
Se você tem inteligência, está pronto para enfrentar o desconhecido porque sabe que, mesmo que todo mundo conhecido desapareça e você se veja em meio ao desconhecido, será capaz de colonizá-lo. Será capaz de fazer uma casa ali no desconhecido. Você confia na sua inteligência. A dúvida está de guarda; a inteligência mantém-se aberta, pois ela sabe: "Aconteça o que acontecer, serei capaz de enfrentar o desafio, de responder adequadamente." A mente  medíocre não tem confiança nela mesma. O conhecimento é medíocre.
Estar no estado de não-saber é inteligência, é consciência - e é não-cumulativo. Cada momento que venha a acontecer desaparece, sem deixar nenhum rastro, nenhum rastro existencial. Outro vem depois, outra vez puro, outra vez inocente, outra vez como uma criança.
Não tente entender a vida. Viva-a! Não tente entender o amor. Ame! Se entregue ao Amor. Então você saberá,  e esse saber virá da sua experiência. Esse saber nunca destruirá o mistério: quanto mais você sabe, mais você sabe que ainda há muito para saber.
A vida não é um problema. Olhar para ela como se fosse um problema é dar um passo errado. um passo em falso. A vida é um mistério para ser vivido, amado, conhecido por meio da experiência. Experimente viver!
Na verdade, a mente que está sempre atrás de explicações é uma mente amedrontada. Por causa de grande medo, ela quer que tudo seja explicado. A mente não se envolve com nada antes que tudo seja explicado para ela. Com as explicações, ela sente que o terreno passa a ser familiar, ela já sabe a geografia, já pode andar com o mapa e o guia e a tábua de horários. Ela nunca está pronta para enfrentar um território desconhecido, inexplorado, sem um mapa, sem um guia. Mas a vida é assim, e nenhum mapa é possível porque a vida continua mudando. Mapas são para coisas estagnadas e a vida não é estagnada. Todo momento é AGORA. Não há nada velho sob o sol, digo a você: vida é movimento,  a cada volta da espiral evolutiva: tudo novo... de novo. É um dinamismo tremendo, um movimento absoluto. Só a mudança é permamente, só a mudança nunca muda.
Portanto não peça explicações para o que não é mensurável, isto que chamo de maturidade da mente: quando alguém chega ao ponto de olhar a vida sem perguntas e simplesmente mergulha dentro dela com coragem e destemor.
Confie... tudo corre bem na (im)perfeição da existência.
Osho, in
O caminho da confiança 

Share/Bookmark

Um comentário:

Marcia disse...

O Natal é o espírito de doce amizade que brilha todo o ano.
É bondade, é a esperança renascida novamente,
para paz, para entendimento, e para benevolência dos homens.
É o nascimento de Jesus!
Muitas flores, muitos sorrisos e muita paz no coração!
★ ┊    ★ ┊┊   ★ ┊  ★ ┊    
┊   ┊ ☆   ☆┊ ┊     ★┊  
  ★ ┊    ★ ┊ ★ ┊ ★ ┊
┊   ┊ ☆   ☆┊    ★┊ ☆ ☆ 
☆┊   ☆   ★ ┊    ★ ┊┊ ☆   
┊   ┊ ☆   ☆┊    ★┊★┊ ★
☆┊ ☆   ★ ┊    ★ ┊ ☆
Feliz Natal!! E um lindo 2011!!