26 de julho de 2015

3º CHAKRA - MANIPURA - PLEXO SOLAR - PODER



Amigos, tal como prometido, vamos embarcar juntos nesta aventura energética.
E  continuamos a subir pelas nossas fontes de energia e hoje chegamos a um dos mais importantes chakras do nosso corpo : o chakra do Plexo Solar. O nosso centro, a nossa ligação com os outros e com a energia universal.
Aqui falamos do nosso fogo interior, aquilo que nos move, a nossa capacidade de ou não de lutar pelos nossos objetivos, traçar metas e caminhar de forma consciente na sua direção.
Eu vejo este chakra como uma espécie de cordão umbilical, que nos liga ao universo, o que nos liga aos outros, é por aí que nos alimentamos, e também por isso ele está no estômago. Ou seja, assumimos por aí a nossa responsabilidade em relação às nossas fontes de alimentação. À energia que queremos que flua de nós e para nós!
Ele gere as nossas emoções, a felicidade, a alegria, a cólera, a agressividade, a dor… é por isso que sentimos tantas vezes aquele nó no estômago, o frio na barriga… e as borboletas…eu gosto tanto das borboletas no estômago!
Deixo aqui uma referência a um filme que adorei, e que meia volta pergunto: Já viste o Comer, Orar e Amar? Ora bem, o seu mestre dizia-lhe para ela rir com o fígado…eu acho que não preciso de explicar porquê!
cor: Amarelo
símbolo: lótus de 10 pétalas
elemento: Fogo
planeta: Sol, Saturno
som/mantra: RAM
nota musical: MI
onde atua: o estômago, baço, pâncreas, fígado e vesícula biliar, vértebras lombares, aparelho digestivo, irradiando horizontalmente para as costas na zona lombar
cromoterapia: Amarelo claro e vibrante. Dourado.
minerais: Citrino, Topázio, Pedra do Sol, pode-se usar, também, a Pirita.
Seu nome, em sânscrito, é Manipura, que significa “Repleto de Jóias”.
Este chakra que se situa 2 dedos acima do umbigo, fala-nos de poder, do nosso poder pessoal.  Fala do nossos sistema nervoso, e dos nossos conflitos internos. Por isso como podem ver, é um chakra que convém cuidar com muito amor e carinho.
É a nossa alavanca para dar passos em frente, por isso somos responsáveis em alimentar este fogo para mantermos esta energia saudável e forte que nos faz ser grandes! É o nosso motor, e tal como num carro, ele tem que ser cuidado para que possamos seguir caminho sem percalços e sem precisar de um reboque…se bem que há muita gente que ainda anda a reboque dos outros e da vida…precisar de ajuda é uma situação natural, depender dela, lá está…é uma dependência.
Aqui armazenamos a nossa energia mística, aqui nos são favorecidos os contatos com os nossos guias. Bom para desenvolver a telepatia e para proteção das energias negativas.
Da próxima vez que estiver de frente para alguém, pense com consciência naquilo que está a transmitir e a receber.
Por isso quando vir uma pessoa irada a disparar em todas as direções pergunte-lhe: já sorris-te hoje? Ou alguém completamente absorto nas suas dificuldades, pergunte: já sorris-te hoje? E já sorris-te com o fígado?
Vão deixá-los a pensar e com o foco em algo bem mais positivo!
Características: quando está equilibrado e com uma boa vibração ensina-nos o que tem a ver com: vontade, poder pessoal, autoridade, energia, controle do desejo, autocontrole, brilho (esplendor), calor humano, despertar, transformação, humor, riso, imortalidade. Pessoas com esta boa vibração dão valor a si mesmas, têm uma boa auto estima, percebem os seus limites e respeitam-se e respeitam os dos outros. Vivem pela igualdade, pela felicidade! Pela união e pela sabedoria que a vida precisa de nós para acontecer da melhor maneira.
Aspectos Negativos: isto sucede quando tem uma baixa vibração: stress, baixa autoestima, enfatizar muito poder e/ou identificação, fúria, medo, ódio. Aqui pode nascer a cólera, que depois leva à agressão e que gera e mantém conflitos internos. Isto depois cria um efeito bola de neve, e a uma noção de excesso de poder em que achamos que podemos controlar os outros. Isto leva a tirania, e a tirania leva-nos a situações de dor e de perda…e a primeira perda é a pessoal…mas a pessoa vive iludida que não. Também pode por outro lado, levar a que pessoa seja submissa, covarde e até tímida.
Por isso se sentir todas estas coisas menos boa, centre-se no seu chakra do plexo solar é possível que esteja bloqueado.
Tente perceber o motivo da sua fúria, da sua cólera. Não consegue resolver, não consegue perdoar? Anda muito esgotado? Que tal arranjar mais tempo para si! Sente que gosta de ter sempre razão, ou então que todos têm a mania que podem resolver e mandar na sua vida? Vive amargurado? Quando se olha ao espelho não gosta do que vê? Acha que mostrar as emoções é coisa de fracos?
Sim? Porquê? E responda também:  em que é que estes medos condicionam a minha vida?
Correspondência física:
Estômago, intestino, e a todos os órgãos do aparelho digestivo, afeta o sistema nervoso e simpático
– QUANDO BLOQUEADO:  afeta em geral o aparelho digestivo: como úlceras, gastrite, doenças que afetam o fígado, diabetes, hipoglicemia, doenças dos ossos, paralisia, gota, dores de cabeça.  Mau funcionamento do diafragma, doenças do pâncreas, vesícula, coração, circulação, colesterol, ansiedade, insônia, medos e culpas
Técnicas para abrir o chakra sacral:
– Dançar!!! Eu não digo que quem dança é muito mais feliz! Ritmos latinos, talvez por isso o meu espírito me levou para Zumba!
– Caminhar, sentindo o contato com o sol.
– Saia, tome banhos de sol! Sinta a energia do astro rei purificar todo o seu ser.
– Ouvir música alegre. Por exemplo: as 4 estações de Vivaldi.
– Vestir roupa amarela.
– Silenciosamente, pronuncie: “RAM”.  E vá relaxando, pensando no Chakra e no significado dele e em como ele afeta (ou deveria afetar) sua vida. Continue fazendo isso até relaxar completamente.
E você já parou para pensar na sua autoestima e em todos os murros que leva no estômago?
Já sorriu hoje?
(...)
Fonte: https://saraisha.wordpress.com/2014/05/27/3o-chakra-manipura-plexo-solar-poder

Share/Bookmark

Nenhum comentário: